segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Inveja

Sei que tenho, no meu círculo de conhecidos, pessoas que invejam a minha vida.
Até aí tudo bem, são coisas que não controlamos, mas se querem ser invejosos, que o façam conscientes de que, nem tudo é fantástico e maravilhoso.
Sei bem que trabalho numa profissão de sonho e mais, trabalho naquilo de que gosto e sempre quis. Sei também, que o meu emprego me dá oportunidade de algumas extravagâncias, que nos dias que correm, são cada vez menos possíveis. Gostam de invejar, as boas casas, o bom carro, as roupas, as saídas, as viagens, as experiências.
Por mim, tudo bem mas invejem por favor o pacote todo.
Invejem o cansaço, invejem as 16 horas que muitas das vezes trabalho por dia, o estar às 2 da manhã no escritório e saber que às 9H30 tenho de lá estar novamente, como se tivesse dormido 8 horas e apresentável.
Invejem a responsabilidade, os prazos apertados, o sentir que não temos casa nem poiso devido às viagens constantes, a incapacidade de nos entregarmos a algo que não o trabalho.
Por favor, não me julguem superficial, não me estou a armar em vítima, eu sou a primeira a afirmar que tenho muita sorte, mas também me sai do corpo.
Só digo que me irrita a inveja, sobretudo aquela que me rodeia, por ser uma inveja ignorante. Não há pior cego do que aquele que não quer ver.

Um comentário:

  1. É engraçado como as pessoas não conseguem ver que, grande parte das vezes, atrás de um emprego de sonho há também muito trabalho 8e problemas, chatices, frustrações). E, confesso, também me faz muita confusão quem se deslumbra com tudo. Eu já tive alguma exposição por causa do meu trabalho e é inacreditável como as pessoas (mesmo as mais próximas) me davam mais atenção por causa disso... a forma como me apresentavam aos outros. Muito era orgulho, sim, mas, outro tanto era só deslumbramento. Apesar de tudo, nesse aspecto, gosto da minha posição actual... por não estar a trabalhar, quem me acha interessante é por aquilo que sou na realidade e não pelo que faço.
    Obrigada pelas palavras lá no meu blog.

    ResponderExcluir